sábado, 5 de novembro de 2016

Dual Registered - O que é?

Esta é uma breve introdução ao tema "Dual-registered".
"Dual-registered" significa "registrado duplamente". Esta nomeação refere-se(no contexto do pit bull) à cães que são registrados em dois *clubes cinófilos diferentes ao mesmo tempo e sob nome de raças diferentes.

Irei explicar melhor.
Digamos que eu possuo um Amstaff(American staffordshire terrier) chamado 'Rex'. Ele possui registro genealógico(pedigree) emitido pela AKC, o qual diz que ele é um Amstaff. Porém ao mesmo tempo, ele possui um segundo registro emitido pelo UKC, que é outra entidade, e neste registro do UKC diz que ele é um Pit Bull! Rex é um cão dual-registered("duplamente registrado").
Cão dual-registered
Como isso é possível? Vejamos um pouco de história para compreender.
Primeiramente, devemos citar os tais clubes cinófilos, e eles são o UKC(United Kennel Club) e o AKC(American Kennel Club).

O AKC é o clube mais antigo dos Estados Unidos, e reconhece diversas raças, dando ênfase aos shows de beleza e está associada ao sistema da FCI(Federação Cinológica Internacional).
No final do século 19, criadores solicitaram ao AKC o reconhecimento de uma nova raça, a qual era o Pit Bull. O AKC recusou-se a reconhecer cães de briga, temendo manchar a sua reputação.
Com a recusa, em 1898 um criador chamado Chauncy Bennett reuniu-se a outros criadores e fundou um novo clube cinófilo, o UKC(United Kennel Club), e reconheceu o Pit Bull, e também passou a promover eventos esportivos e provas de trabalho para outras raças que também não eram tão bem-vindas no AKC.
Em 1936, o AKC mudou de ideia e resolveu aceitar reconhecer o Pit Bull, porém com diversas mudanças e restrições(que incluiu até a mudança de nome para American staffordshire terrier). Desta forma, poucos cães(em comparação ao enorme número de pitbulls) foram contemplados, e seus donos tinham como objetivo principal as respeitáveis exposições de cães.
Nos primeiros anos do reconhecimento, o AKC aceitou registrar cães com registro(pedigree) do UKC, mas depois de alguns anos logo parou. E a partir daí passou a só emitir pedigrees para filhotes dos cães que já tinham registro no AKC. 
Em paralelo, se você tivesse um cão registrado no AKC, poderia usar o pedigree AKC para registrar no UKC sem restrições. 
Nos anos 1970, devido a necessidade de aumentar o plantel de American staffordshires, a AKC voltou a aceitar registrar cães de fora que possuíam apenas pedigree UKC. Isto durou pouco tempo, e só foram aceitos os cães que encaixavam-se no padrão seguido pela AKC. Desde então isto não aconteceu mais. Porém o UKC continua aceitando os cães registrados na AKC.

Pit Bull vs American staffordshire terrier

Quem acompanha o Blog, ou já pesquisou à respeito, sabe que Pitbull e Amstaff são raças diferentes, com temperamentos diferentes, estéticas diferentes. 
80 anos atrás(em 1936), quando a AKC decidiu "aceitar o Pitbull", na verdade não reconheceu o Pitbull. 
Devido as mudanças e restrições feitas, a AKC não reconheceu o Pitbull, a AKC criou uma nova raça à sua preferência. Uma nova raça de nome American Staffordshire Terrier, que foi aperfeiçoada durante todo este tempo.  
Nos anos 1970, a AKC aceitou a entrada de Pit Bulls em seu plantel, mas só aceitou os cães que encaixavam-se no padrão do Amstaff, e foi por pouco tempo. E também devemos lembrar que isto foi à cerca de 40 anos atrás. Portando o Amstaff é sim uma raça separada e independente(só o UKC que não entende isto).
O UKC persiste no erro de considerar Amstaff e Pitbull como a mesma raça.

Pit bull dual-registered vs Amstaff dual-registered

* Pitbulls dual-registered são bastante escassos hoje. Estes são cães que conseguiram entrar na AKC nos anos 1970. 
* Já os Amstaffs dual-registered são bem abundantes. Isto porque o UKC nunca parou de aceitar registrar os cães vindos da AKC.

Como saber se um cão é um Pitbull dual-registered ou um Amstaff dual-registered?
R= Através da linhagem é possível saber.

(Algumas das linhagens mais famosas de Amstaff: Ruffian, X-pert, Tacoma, etc; estão presentes nos pedigrees de grande parte dos cães da raça)(Ver linhagens de Pit Bull aqui)

Por que existem cães dual-registered?
R= O principal motivo: Um cão com registro duplo pode participar tanto das competições do UKC quanto da AKC, e portanto tem mais oportunidades de somar vitórias. 

Obs.: Chamo atenção para um fato, existiram e existem donos de Amstaffs que preferiram manter seus cães registrados apenas no UKC como sendo Pitbulls, deixando de emitir registros AKC.

Toda esta confusão seria resolvida se o UKC finalmente decidisse reconhecer o Amstaff como raça separada.

* Clube cinófilo("Kennel Club") são entidades que servem como "cartório", emitindo registros de pedigree, gerenciando raças e promovendo eventos competitivos.
* O que é pedigree? (acesse o link)
* Linhagens (acesse o link)

Um comentário:

Páginas