quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Tudo que você precisa saber sobre os "Pit Bulls Thompson"

Primeiramente é necessário saber que hoje praticamente não existem mais cães realmente "Thompson", não seja enganado.
Então vamos começar.

HISTÓRIA:
Nos anos 1990, Guillermo Thompson(Chileno, residente no Brasil), havia sofrido um assalto a mão armada enquanto praticava corrida em um parque, e desde então estava em busca de um cão que pudesse lhe proteger(que pudesse lhe acompanhar nas corridas, nos passeios de carro e lhe proteger em casa). Inicialmente adquiriu um Rottweiler, mas não ficou satisfeito, considerando-o um cão "lento" e grande para o propósito requisitado, que incluía também um porte mais adequado para um transporte confortável no automóvel. Então, em meio a recente "fama" da nova raça(Pit Bull) que chegava ao Brasil naquela época, ao ver uma reportagem americana sobre o Pit Bull, e considerando-o então o cão ideal, ele decidiu adquirir um exemplar.
Max of Palacios e Jaguar Amber Gutierrez - cães Thompson
Ele importou dos Estados Unidos o cão MAX OF PALACIOS(descendente de cães das linhagens Lar-san, Sarona, etc) nascido em Novembro de 1994 em Los Angeles, Califórnia. Que ainda filhote já impressionou por sua constituição física, o que fez Guillermo também importar uma fêmea, a "Jaguar" Amber Gutierrez(de ascendência da linhagem Castillos) nascida em Dezembro de 1994. Max superou todas as expectativas.
Quando adultos, estes cães continuaram chamando atenção pelo seu físico e constantemente as pessoas solicitavam filhotes. Guillhermo fundou o Canil Thompson(atualmente extinto) com a intenção de ganhar dinheiro vendendo cachorros e começou a vender muitos filhotes á partir do casal de cães importados. Logo ganhou inesperada fama e admiração, e descendentes dos seus cães se destacaram nas exposições no Brasil. Acabou ganhando fama nacional. (CURIOSIDADE: os cães do canil Thompson deram origem a diversos cães tricolores[red-and-tan] e hoje vê-se esta característica transmitida até a descendentes impuros. O primeiro tricolor, dizem, foi o Hulk Thompson[peso:75 libras]. Guillermo também com o tempo passou a admirar cães pesados, aos quais ele chamava de "fortes", e selecionou com este intuito: produzir cães pesados).
(assista agora uma entrevista com Guillermo Thompson com o cão Max, para o "vídeos quatro patas" VHS "O Pit Bull". Note que na época ele não conhecia muito o temperamento da raça, descrevendo-o como "agressivo com estranhos", o que sabemos que não é verdade, um cachorro adestrado para defesa pessoal vai demonstrar "agressividade" sob comando). texto não termina aqui, leia mais abaixo

 Agora um vídeo do Max of Palácios
O PROBLEMA:
Até este ponto tudo estava indo bem, mas não demorou muito à tudo dar errado. Muitos adquiriram cães do canil Thompson para iniciar suas próprias criações, muitos visando apenas lucro, e estes cruzaram os thompson com cães RI(Registro inicial documento dado a cães com árvore genealógica desconhecida). E posteriormente, buscando animais de aparência pesada sem nenhuma utilidade, apenas por moda... muitos "criadores" inseriram cães CAMELOT e RED LION! (veja o artigo sobre "Pit bulls extremados" aqui e descubra que eles não são o que você pensa) Veja um exemplo deste tipo de cruzamento aqui(Thompson X Camelot).
A "seleção" a partir deste momento foi voltada ao gosto pessoal. Buscava-se(ainda hoje busca-se, em alguns "canis") um cão baixo, largo, com cabeça enorme, muito osso(ossos largos) e... sem utilidade nenhuma, a não ser... entreter visualmente os donos.
O problema é que esses caras continuaram(e ainda continuam!) rotulando seus cães como da "linhagem Thompson"(para facilitar as vendas, é claro), mas praticamente não possuem sangue thompson, e a maioria nem se quer é pit bull.
Acompanhe este exemplo hipotético: digamos que você pertence a uma família de indígenas, mas que 5 gerações atrás você tem um tataravô europeu(apenas um). Você seria índio ou europeu? pois é, imagina então se alguém lhe anunciasse como um europeu(porque você possui um ancestral) mesmo todos vendo que não é?
É o que está acontecendo com os cães. Estão vendendo como Thompson, mas na verdade são muito mais CAMELOT, RED LION(não são pit bulls!), e cães de RI.
*****************************
Alguns estudiosos não consideram Thompson como uma linhagem, outros consideram que é. Afinal, Thompson é ou não uma linhagem? E se foi, será que está completamente extinta? Outros também discutem a pureza destes cães por conta do peso de muitos exemplares. Sabe-se que Guillermo selecionava para obter cães pesados, e segundo o mesmo as suas fêmeas pesavam no mínimo 35 kg, e os machos mais de 40 kg. Ele fazia cruzamentos fechados até a 3ª, no máximo 5ª geração.

Contudo, hoje um dos poucos canis que ainda usa verdadeiros cães Thompson é o canil South American Gang Kennels.
*****************************
Seu cão é Thompson? Como saber? Resposta: o que define se o cão pertence a uma linhagem não é a aparência, não são as características físicas. O que define se um cão pertence a uma linhagem é a sua árvore genealógica, linhagem é "família genética". Se o seu cão for descendente do Max, da Amber e de vários outros cães do CANIL THOMPSON, então sim, seu cão pertence a esta "linhagem".
*****************************
CONCLUSÃO: O que temos certeza, é que os thompsons praticamente não fazem mais parte do cenário/plantel nacional de Pit Bulls procedentes. E portanto, não possuem mais a mesma "importância" dada antigamente.
*****************************
*Mais fotos destes cães: https://www.facebook.com/canilcgdkennel/photos/?tab=album&album_id=585745654774102
Fontes: http://orkut.google.com/c22205722.html
http://fielpitbull.blogspot.com.br/2012/04/surgimento-do-pit-bull-de-linhagem.html
e uma revista da época.

29 comentários:

  1. Eu compartilhei este artigo sobre a linhagem thompson e tem um criador ( DelManto Dog's ) que comentou no meu compartilhamento sobre isto e quero que você leia ... : Desculpe a crítica, mas texto é ruim. Eu conheci está história de perto e tem muita coisa errada nesse texto.
    Mas respondendo a pergunta do texto, jamais considerei Thompson uma linhagem por um único simples motivo. O criador jamais criou para selecionar e progredir na criação. Suas crias eram única e exclusivamente para atender mercado. É
    E sem um trabalho de criação com seleção e fixação de características através da mesma, jamais se chega a uma linhagem. O que se vê nesse caso, que é muito comum, são padreadores que imprimem bem. Porém, este canil teve no máximo 2 ou 3 gerações. Um paralelo que sempre faço da mesma época é o Canchim. Esse teve muito mais gerações de cães selecionados pelo criador. Veja a evolução do fenótipo do Pit Canchim, cão base, para Chocola por exemplo. Cão que se assemelhava muito com o ideal do criador, que era na época os cães Red Coat o qual ele trouxe duas fêmeas. Em termos de morfologia, Chocola e os Red Coat eram semelhantes. Quando a gente consegue enxergar uma evolução na criação através da seleção, ou seja, de onde o criador saiu para onde chegou, é muito mais fácil identificar um trabalho que faça jus a uma linhagem. :

    é bom escutar opinião de cada um né, o que você tem a falar sobre isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não considero Thompson uma linhagem. Na verdade, eu não gosto nem um pouco destes cães. O texto é apenas informativo para quem procura tanto saber um pouco sobre estes cães, um texto produzido com base em fontes da internet. Eu não moro em São Paulo e nunca morei, portanto nunca tive oportunidade de acompanhar estes cães de perto. Se ele diz que as informações estão "erradas", ele bem que poderia publicar um texto á respeito do que presenciou, pois o que eu li estava em revistas antigas, sites abandonados antigos, e matérias antigas. Então o que eu tenho à dizer é que EU FIZ O MELHOR QUE PUDE com pouca informação, sobre cães que eu não curto e que não conheci pessoalmente.

      Excluir
    2. para concluir, a intenção do texto é abrir os olhos dos leigos que estão comprando cães mestiços sob o nome de Thompson a valores altíssimos. Eu acredito que o texto cumpre muito bem esta função.

      Excluir
    3. Muito bom cumpriu com o dever de informar o fundamental. Que e abranger o tema dos mestiços. E eu conheço canis que exploram o nome Thompson pra vender mestiços, os buly da vida. Inclusive você me ajudou obrigado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pelo que você descreve o Thompson é apenas um tipo já que foi selecionado em cima de duas linhagens já exis tentes:Lar-san, Sarona do MAX e linhagem Castillos da JAGUAR. E como você mesmo conclui os tipo thompson já não fazem parte do cenário/plantel nacional de Pit Bulls.

      Excluir
  2. Bixo a briga dos criadores de Pit bull e questão de gosto, só que os cara que gosto não se discute, é os mala querem discutir, eu crio um Pit monster red Lion com um mix de sangue Thompson e camelot e daí, o que vc tem haver com isso simplesmente nada meu caro, então crie o seu que eu crio o meu, tem espaço pra todo mundo e quem é vc pra falar alguma coisa, fique na sua e vá cuidar dos seus Pit Bulls.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você criar seus cães, dizendo o que eles realmente são, então não há problema algum. Mas quando insistem em vender cães que não tem genética e nem padrão de pit bull, como sendo pit bull puro... ai sim tem problema.

      Toda raça que se prese tem genética e padrão e merece ser respeitada. Você não veria criadores de outras raças respeitadas vendendo cães notadamente mestiços a torto e a direito enganando os outros com registros fajutos.

      O pit bull tem genética, reconhecimento e padrão oficial. Sendo catalogado desde 1898. Merece respeito!

      Ninguém pode aparecer do nada e querer inventar "pit bull" diferente para satisfazer gostos pessoais, algo que é puro egoísmo. O pit bull já existe, e se não gostam de como é, criem algo diferente com nome diferente.

      Eu repito: Se você criar seus cães, dizendo o que eles realmente são, então não há problema algum. Mas quando insistem em vender cães que não tem genética e nem padrão de pit bull, como sendo pit bull... aí sim tem problema. Consequentemente se não tem a genética e nem o padrão, então não pertencem a raça. É muito simples, e não é questão de gosto, é questão de bom senso.

      Excluir
    2. Você deve criar falando a verdade,que são bullys e não dizer que é Pit monster até pq isso não existe,leia o livro do Colby, Richard Straton,Ed faron e Chris faron aí você vai entender o que é um Pit Bull

      Excluir
  3. A vdd e q os Pit Monster está ganhando espaço e vcs q vivem de vender cães estão com medo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não inverta os fatos, pois pelo o que eu sei, quem vive de vender cães são os criadores de mestiços.
      E não adianta ficar bravinho se eu revelei os fatos por traz dos seus cães favoritos, eles não são pit bulls e nunca serão.

      Excluir
  4. Hoje em dia quase ninguém quer comprar cães tradicionais da cara seca e do corpo fino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta é a imagem estereotipada que os tradicionalistas jogam para os leigos, mas vou te mostrar um cão tradicional. Veja este link e me diz o que achou (copie e cole):
      https://pedigree.gamedogs.cz/details.php?id=63161

      Excluir
    2. veja a imagem do link, e outras imagens do blog. E se ainda não ficar satisfeito com os cães que estão dentro dos padrões oficiais da raça, é porque você não gosta de pit bull, você gosta apenas do nome. Procure outra raça.

      Excluir
    3. e ainda recomendo: http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2016/09/condicionamento-fisico-e-o-peso-ideal.html

      Excluir
    4. outro http://www.apbt.online-pedigrees.com/modules.php?name=Public&file=printPedigree&dog_id=377070

      Excluir
    5. Bem verdade que criadores de pitbull mestiços começaram a mistura com American staffordshire terrier.

      Excluir
  5. Grande muitos criadores estão fazendo cruzamentos malucos e sem nenhum critério,tenho certeza que muitos desses cães que eles dizem ser Pit Bulls apresentarao problemas futuros e alguns acidentes,eles dizem que os criadores de Pit Bulls estão preocupados com venda de filhotes,na boa quem cria dog pensando em obter lucro é melhor parar de criar,hoje estou sem dog mais sempre criei por amor e admiração pelo autentico,verdadeiro e único American Pit Bull terrier que é o vdd buldogue.

    ResponderExcluir
  6. Esse cão que vc colocou como exemplo de pit tradicional parece um buldogue americano doente, e parece ter ate a mordida errada. mas gosto é gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=4MbzSDnzuiE

      Excluir
    2. realmente gosto é gosto, alguns gostam do pit bull como ele realmente é, e outros não gostam, curtem apenas o nome e a imagem fantasiosa que criaram sobre a raça

      Excluir
    3. vc é o mesmo cara do comentário anônimo?

      Excluir
    4. mesmo cão do link: https://www.youtube.com/watch?v=BpynCO_xrts

      Excluir
    5. outro http://www.apbt.online-pedigrees.com/modules.php?name=Public&file=printPedigree&dog_id=377070

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Moral da história como saber se e ou não um Thompson se são perigosos, prq criei uma terrier desde 1 mês de vida junto com 2 poodles ela as amava e com 10 meses quase matou uma delas e a outra se não corro já tinha sido morta e tenho uma Thompson assim me falaram q tá com 4 meses também criada com essa terrie desde 1 mês e ela é agressiva nas brincadeiras, meu medo e ela crescer e ficar tão agressiva quanto a terrie.
    Me ajudem aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma fêmea terrier e uma Pit monster só chamar 014997730767

      Excluir
  9. Tive um Thompson filho de Bela Fera x KiKo do canil Pitbull Serrambi PE melhor Shalon era o nome dele Melhor cão que ja tive na vida.

    ResponderExcluir

Páginas