sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Cães em correntes - Prós e contras

Ter cães presos em corrente não é algo cruel, desde que seja feito da maneira correta. Prender em corrente não é a melhor forma de manter um cão, porém também não é a pior.
As pessoas associam cães acorrentados à donos ruins, mas não é bem assim. Existe sim "donos" que aprisionam seus cães em correntes curtas, sem água e abrigo; mas também há os que acorrentam seus cães, porque são fujões e/ou brigões, mas o faz de maneira correta. Segue abaixo os prós e contras de se manter cães em correntes. No fim do texto há os motivos de se usar correntes, e a forma correta de usar.

PRÓS:
1 - oferece uma área maior para o cão, em comparação a um canil de tamanho padrão.
2 - é a forma mais barata de se manter cães, principalmente para quem tem muitos cães.
3 - evita fugas por muros, ou canis.
exemplo sistema circular de corrente de 3 metros. 28,2 m² de área total para o cão.
CONTRAS:
1 - dependendo do local da corrente, em tempo chuvoso fica tudo repleto de lama, e a proteção para o cão normalmente é pouca.
2 - proteção contra o sol também normalmente é pouca. Deve-se levar em consideração os períodos mais quentes do dia.
3 - deve-se usar uma corrente muito longa e resistente, o que pode significar um valor relativamente alto.

MOTIVOS PARA USAR, E COMO USAR:
Sistemas de correntes foram e ainda são muito utilizados por criadores de Pit Bull. Este sistema foi utilizado porque era a forma mais barata de manter muitos cães "brigões" juntos de forma segura. O pit bull é um cão rústico e foi criado nessas condições por cerca de 100 anos. É bom mencionar que os proprietários que abrigavam e ainda abrigam seus cães desta forma, utilizam ferramentas para gastar a energia do cão e mantê-los em forma, condicionado. Para este fim as duas ferramentas mais utilizadas são a carpet mill ou treadmill(um tipo de esteira de corrida não-automática) e a catmill(aparelho de corrida em percurso circular). Abaixo vídeos com exemplos(texto continua logo abaixo após os vídeos).



O sistema circular de corrente(o mais comum) consiste em usar uma corrente(preferencialmente com mais de 3 metros) prendendo o cão a uma árvore ou a ponta de eixo de carro(semi eixo de carro) enterrada profundamente na terra no centro da área. É necessário a construção de um abrigo(uma casinha). Em locais de clima quente, uma alternativa é construir um pequeno telhado ou cobertura um pouco mais alta que a casinha e colocar a casinha em baixo. Muitos utilizam um tonel ou um barril como abrigo. A corrente é presa no cão normalmente a uma coleira de nylon larga, com mosquetões bem resistentes. A água deve ficar disponível ao cão durante todo o tempo.(texto continua logo abaixo após as fotos abaixo)
Opção: modelo casinha que proporciona sombra(em baixo)e abrigo(em cima).
Possui um barril revestido de palha.
Materiais necessários para sistema circular de corrente: uma corrente longa e resistente com argolas de
 ferro ou aço, e um semi eixo de carro, que deve ser enterrado profundamente para segurar a corrente.
As argolas em forma de 'D' são opcionais, a coleira é encaixada dentro delas.
Além do sistema circular de corrente, também há outros tipos de sistema, como o ilustrado abaixo, que possui esta versão onde o cabo fica suspenso no ar, e a versão onde o cabo é rente ao chão.
sistema de confinamento em corrente para cães. Sistema "Dog cable run"
 Segue abaixo vídeos com os sistemas de corrente e formas de manter cães presos com segurança:

Para quem não quer acorrentar seu cão, um opção é uma forma alternativa de canil. Um canil mais espaçoso, que oferece mais liberdade ao cão, veja o exemplo no vídeo abaixo.(recomenda-se que o teto seja gradeado ou possua tela de proteção)

8 comentários:

  1. Ola boa tarde, queria saber onde posso comprar estas correntes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a corrente e mosquetões você pode encontrar em loja de ferragens, o semi eixo de carro é no ferro-velho

      Excluir
    2. Tenho para venda em Curitiba, 41984261926

      Excluir
    3. Tenho para venda em Curitiba, 41984261926

      Excluir
  2. Ola boa tarde, queria saber onde posso comprar estas correntes ?

    ResponderExcluir
  3. Vc pode encontrar em lojas de ferragens, é só buscar por correntes de ferro. Já o eixo de carro, vc pode encontrar nos ferro-velhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa como me ajudou eu estava sem saber o que fazer com meu pitibull pois ele mora dentro de casa e está crescendo e destruindo tudo vou fazer esse sistema de pro corrente

    ResponderExcluir

Páginas