quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tipos de Pitbull?

'Pit Bull' não é um termo genérico (Is not a type of dog). Pitbull não é um tipo de cão.
Está sendo disseminada pela internet, já há algum tempo, uma informação muito distorcida e errônea sobre o Pit Bull. É a informação de que o termo "Pit Bull" seria genérico e que fazia referência a um grupo de raças e não a apenas uma raça, como se "pit bull' fosse uma nomenclatura equivalente a "retriever", "molosso", e "spaniel"(ambos sendo tipos de raças).

APBT chamado Colby's Pincher, foto de 1896.  Pedigree online
Deixo claro a partir desse momento que o nome "Pit Bull" é apenas uma abreviação de American pit bull terrier, que é uma raça pura, registrada oficialmente desde 1898 pela UKC(United Kennel Club).

Irei explicar como e por quê essa informação errada se espalhou pela internet e também porque está errada.

A disseminação da informação errada:
 A informação começou a ser disseminada pela Wikipédia em inglês, e posteriormente foi reproduzida pela Wikipédia em português. Logo no início do texto havia uma afirmação de que Pit Bull era um termo genérico que se referia a um conjunto de raças de cães. O que aconteceu é que vários sites(brasileiros, americanos e ingleses) especializados em falar sobre cães, copiaram esse texto e publicaram. É como Joseph Goebbels falaria: Uma mentira contada mil vezes, acaba tornando-se verdade.
O texto na wikipédia em inglês está protegido(bloqueado para quem quiser corrigir) pelo seu autor(sim, isto é possível), e por isto continua lá.

Origem da informação:
Esta informação surgiu a partir de uma interpretação totalmente errada sobre o Pitbull. Todas as linhagens que a raça possuí, e o fato de ser parente extremamente próximo de outras raças como o American Staffordshire Terrier, o Staffordshire bull terrier, o bull terrier e até o bulldog americano; confundiu muitos pesquisadores completamente leigos.
Primeiramente, as linhagens são apenas famílias descendentes de um mesmo indivíduo ancestral. Por exemplo, se o seu sobrenome é Silva, então você pertence à linhagem dos "Silva", pois este é o nome da sua família.
Antigo Bulldog Inglês

Quanto a relação do Pit Bull com essas outras raças... terei que explicar um pouco da história de origem delas. Tudo começa no século XVIII, na Inglaterra, quando começaram a cruzar o antigo bulldog inglês com extintos terriers ingleses, obtendo um cão destemido, resistente, forte e ágil para o combate. Por volta de 1870, com a imigração, alguns destes cães(inicialmente chamados de Bull-and-terrier ou Half-and-half), foram levados para os Estados Unidos, onde a rinha ainda não era tão popular. (Os cães que ficaram na Inglaterra logo dariam origem ao Staffordshire Bull Terrier em 1935, e ao Bull terrier inglês)
Em solo americano estes cães assumiram outras funções, como cão de família, cão de fazenda ou cão de caça pesada; sobressaindo-se especialmente na primeira função mencionada. Estes cães aumentaram de tamanho e com o início da popularização das rinhas começaram a ser muito bem selecionados. Eram agora conhecidos como "pit dogs",  "pit bulldogs" ou "pit terriers". Considerando que "pit" significa "fosso" e que assim eram chamadas as arenas de combate... em tradução livre, estas novas nomeações significavam "cão de fosso/arena" ou "cão de rinha", "bulldog de rinha", ou "terrier de rinha".

O senhor C.Z Bennett, solicitou o reconhecimento da raça através da AKC (American Kennel Club), mas não obteve hesito, então, em 1898, criou o seu próprio club com o nome de UKC(United Kennel Club) e reconheceu a raça com a nomeação de American pit bull terrier.

O APBT, tornou-se cada vez mais popular, sendo que em 1936 a AKC decidiu finalmente reconhecer a raça, elaboraram um padrão, mas a raça não poderia manter o mesmo nome, já que fazia referência explícita à rinha. Primeiramente tentaram apenas retirar o nome "pit", ficando "american bull terrier", mas os criadores de Bull terrier inglês não permitiram este novo nome.

Observando os cães que ficaram na Inglaterra, que no ano anterior(1935) foram registrados e nomeados de Staffordshire bull terrier... decidiram nomear o APBT de "Staffordshire terrier" (sem o "bull") e mais tarde mudaram para "American staffordshire terrier". Agora a raça estava registrada pela AKC e participando de exposições, mas nem todos os criadores concordaram com esse "reconhecimento". Muitos que eram envolvidos com rinhas não permaneceram na AKC, e continuaram registrando seus cães na UKC, ainda com o nome de American pit bull terrier e com um padrão próprio. Assim, o que era o mesmo cão, dividiu-se em duas raças diferentes, com objetivos diferentes, e assim permanece até hoje.

Já o bulldog americano, seria o antigo bulldog inglês original, sem cruzamento com terriers, e que foi trazido juntamente com os Bull-and-terrier (pit dogs) através dos imigrantes para os Estados Unidos.

Porque a informação está errada: Simplesmente porque pelo significado, esta nomeação só é aplicada a cães descendentes de cruzamento entre antigos bulldogs e terriers, e que sempre foram selecionados para o combate nos Estados Unidos. Ou seja, a única raça que deve receber, e que sempre teve essa nomeação é o American Pit Bull Terrier.

American pit bull terrier.
OMK'S LITTLE CHILLY PEPPER

Algumas referências:

2 comentários:

  1. vc tem q compartilhar isso o máximo de pessoas posiveis, se não mestiços vão começar a ser vendidos com pit bull

    ResponderExcluir

Páginas