quarta-feira, 13 de julho de 2016

O que é Pedigree? - E o pedigree do Pit Bull

O certificado de Pedigree é um documento que contém dados a respeito de um cão de raça e principalmente sua árvore genealógica. Ou seja, é uma espécie de "certidão de nascimento" para cães.
O modelo abaixo é de um certificado emitido pela CBKC. Nele há o nome do cão, a raça, sexo, cor,  data de nascimento, nome do criador e do proprietário, e os nomes dos pais, avós e bisavós do cão.
modelo (sem valor) certificado de pedigree, CBKC. Imagem ilustrativa encontrada na internet.
modelo ampliado, no detalhe dados do cão(nome, raça, sexo, etc)
O papel, o certificado em si, é apenas uma forma de organização, uma forma de manter registrada uma árvore genealógica. Este papel é fácil de adquirir(basta pagar) e não prova nenhuma pureza racial. O que define se um cão é puro ou não, são os cães que compõem a sua árvore genealógica(se todos os seus ancestrais forem de linhagens comprovadamente puras, o cão também será) e só quem pode avaliar isto é um estudioso de linhagens, que normalmente conhece inúmeros cães da raça.

E qual a importância do certificado de Pedigree? Bem, o certificado é uma forma de organização essencial para criadores profissionais. Pois através dele é possível estudar a genealogia de um cão, avaliar sua pureza, avaliar o temperamento dos seus ancestrais, avaliar a saúde dos seus ancestrais, e então determinar se o cão está apto a reproduzir, e selecionar os acasalamentos mais compatíveis e complementares. Tais informações podem ser obtidas com base em pesquisas sobre os ancestrais do cão, os quais só é possível saber o nome através do pedigree.

(utilizei como exemplo ilustrativo um registro CBKC apenas por estar em português)
* Pedigree do Pit Bull
O pit bull possui uma árvore genealógica extensa(que chega até aproximadamente a década de 1860 ou 1850) e bem completa. As principais e mais importantes entidades cinófilas para a raça no MUNDO são o UKC (United Kennel Club) e ADBA(American Dog Breeders Association), ambas dos Estados Unidos(país de origem da raça). Estas entidades são as maiores e mais antigas a registrar e emitir pedigrees para o Pit Bull, e portanto os registros destas entidades são os mais valorizados dentro da raça APBT. Hoje considera-se praticamente uma obrigação que todo Pit Bull procedente possua registro emitido por pelo menos uma destas duas entidades. O registro ADBA é considerado o mais confiável e relevante, diante das recentes ações do UKC o qual está abrindo brechas para registro de alguns cães de origem duvidável e isto já vem acontecendo de fato, infelizmente.

Certificados emitidos por entidades brasileiras(ex. CBKC, SOBRACI, etc) contém pouca ou absolutamente NENHUMA importância para muitos criadores da raça no Brasil. Consequentemente, os cães que possuem apenas registro em entidades nacionais são desvalorizados pela maioria dos criadores profissionais que valorizam a procedência.

Link recomendado:
* CBKC vs Pit Bull
Vídeos explicativos

30 comentários:

  1. Oi gostaria de saber como faço para adquirir para a minha Pit o certificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um criador responsável vende um cão procedente, o filhote já vai com todos os documentos. No caso do Pit Bull, os documentos mais importantes são o certificado UKC e o ADBA, e estes certificados só são tirados se o cão for filhote de exemplares que já tem estes dois registros, ou seja, se os pais do filhote não tiverem, o filhote também não vai conseguir ter.

      Excluir
    2. Essa é a parte mais triste! Agora imaginem... Se eu adquirir um Pitbull de um criador qualquer sem experiência nem pedigree, e com o tempo e muito trabalho torno ele um grande campeão Gameness/Gamedog... Ainda assim o meu cão não terá reconhecimento!? Mesmo superando os cães de linhagens conhecidas e com pedigree!?

      Excluir
    3. CArlos Elizandro Correia este cão seria reconhecido(não no sentido de registro, mas sim de respeito) pelas suas habilidades e conquistas, mas ainda assim não pertenceria a raça.
      Um cão para ser de plantel precisa carregar e preservar o sangue rastreável de seus ancestrais, a história, a genealogia.

      Além disso, como você sabe, a raça pit bull não foi criada para o esporte game dog. Foi justamente o oposto.

      Excluir
  2. Ok... E se nos referimos daqui a 5, ou 6 gerações a partir de agora, e todos a transportarem as habilidades do seu ancestral que apenas foi reconhecido como um cão hábil! Não seria o nascimento de uma nova linhagem?
    Obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom seria um nascimento de uma "linhagem"(pesquise sobre linhagem no blog) mas quem saberia se realmente seria uma linhagem de pit bulls? O que garante que não teriam inserção de outras raças em gerações passadas? inserções que passaram desapercebidas?

      Excluir
    2. Confira o texto 'CBKC vs Pit Bull' aqui no blog. Ocorreu MUITA mestiçagem no Brasil, tanto que hoje os únicos cães puros foram trazidos de fora

      Excluir
    3. Ok... E quem nos garante também que não haja um toque de mestiçagem!? Será por vir de onde vem?
      Mas ok, o mais importante mesmo é que podemos sempre fazer a nossa própria linhagem e competir e até vencer os ditos *puros/melhores*, se vão reconhecer ou não, esse é um problema que vou me preocupar na quinta geração da minha criação...
      Valeu 👍

      Excluir
    4. Não se ofenda, isto não é pessoal. Pedigree tem a ver com genética, com pureza, pedigree não garante desempenho, garante origem. E o pit bull é uma raça quem tem mais de 100 anos de genealogia, você pode começar sua 'linhagem', mas nunca vai saber a origem de seus cães e como eles se ligam à raça, e isso não quer dizer que eles são cães ruins, só significa que não tem origem conhecida.

      Excluir
  3. Olá eu comprei uma filhota ainda é bebezinha o pai e mãe tem pedigree eu também consigo?
    E aonde eu devo ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato com o dono dos pais do seu filhote e peça para fazer

      Excluir
  4. Tenho um APBT com pedigree Cinobras.
    É Thompson x Vegas.
    Mas infelizmente nao conseguir registrar no ALKC.
    O que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não conseguiu registrar no ALKC é porque tem um bom motivo. Você leu as políticas da instituição?
      Pedigree para pit bull só é ADBA ou UKC.
      Cinobras não será aceito.

      Excluir
  5. Tenho uma femea UKC somente. Se eu cruza-la em um macho que seja registrado no UKC e Na ADBA eu consigo registrar a ninhada em ambas as entidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conseguirá o UKC. Mas você pode tentar tirar primeiro o registro ADBA de sua fêmea, e se conseguir depois vai conseguir também tirar dos filhotes.

      Excluir
  6. Os pais da Minha Pit tem o Pedigree, Mas no momento da compra eu só tinha o valor do cão e optei por não retornar para solicitar o registro. Por conta disso, é correto afirmar que minha cachorra é SRD? Pois não a considero assim, para mim, ela é Pitbull.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua cadela apenas não possui nenhuma prova de que seja descendente dos pais dela. Como não tem registro e portanto não está dentro do studbook, a cadela não serviria para criação profissional pois a genética/árvore genealógica dela foi perdida, já que não há documentos que provem de onde ela veio ou se realmente pertence à raça.

      O registro de pedigree não é caro, e a pessoa a quem você comprou tinha o dever de lhe vender o filhote com pedigree sem acrescentar valor. Bons criadores nunca vendem cão sem registro.

      Mas vale deixar claro que por exemplo, o pedigree CBKC não tem credibilidade para a raça pit bull, apenas os pedigrees ADBA e UKC.

      Excluir
  7. Muito obrigada pelo esclarecimento, não quero crias dela, já a castrei, queria apenas porque gosto da raça. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Pedigree da entidade APBR (american Pit Bull breders registry) é válido pra Pitbull?

    ResponderExcluir
  9. Pedigree APBR (american Pitbull breders registry) é válido o ped dessa entidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apenas dentro deste próprio clube http://americanpitbullregistry.com/

      Excluir
  10. Olá, se eu tiver um filhote de pais com registro nacional, por exemplo na CBKC. Eu posso fazer o pedigree do filhote na ADBA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não na ADBA mas no UKC sim pelo single registre entra no site pra ver deve mandar fotos do cão de frente,lado e a foto do pedigree de 4 gerações

      Excluir
  11. 1 pergunta pra fazer o single registre da ukc eles aceitam pedigree de qualquer entidade tipo CBKC,IBC,Sobraci?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente o UKC aceita de filiais da FCI. É uma pena, só estraga a raça com entrada de cães sem procedência.

      Excluir
  12. Bom dia
    o que significam as PR que tem no pedigree

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Purble Ribbon (copie o link abaixo)

      https://www.ukcdogs.com/registration-faqs#purple

      Excluir
  13. boa noite...tenho um casal de american staff, tiveram 7 femeas e queria vendelos...como posso fazer para vender?

    ResponderExcluir

Páginas