sábado, 20 de agosto de 2016

Conceito de raça e Raça pura

Algumas dúvidas à respeito do que é "raça" e "raça pura", surgem eventualmente aos leitores. Devido à isto tentarei ajudá-los a entender o conceito.
Algumas raças de cães do mundo
Primeiramente, saiba o conceito científico de "raça":
"Raça ou subespécie refere-se à uma subpopulação de uma espécie de animal. Uma subpopulação que distanciou-se do grupo original, e através do isolamento reprodutivo e das mudanças anatômicas adaptáveis ao novo ambiente, desenvolvem peculiaridades físicas, temperamentais e genéticas, que os diferem da população original."
Vamos utilizar como exemplo a espécie Tigre(Panthera tigris) para você entender melhor. O tigre é uma espécie de animal que possuí(atualmente) 6 subespécies(raças) regionais, que diferem bastante em tamanho. Por exemplo, o tigre-de-sumatra que habita a Ilha de Sumatra na Indonésia, tornou-se bem menor que os tigres continentais e possui uma pelagem mais escura, e tudo isto são adaptações que favorecem a sua sobrevivência nas florestas tropicais densas desta ilha; Já o tigre-siberiano é grande e pesado e possui pelagem mais clara, grossa e com listras mais finas e claras, e tudo isto são adaptações para o ambiente extremamente frio da Sibéria que tem espaços amplos com vegetação pobre e bastante neve, onde este tigre compete com grandes predadores(como ursos por exemplo).

Como uma raça/subespécie surge na natureza? A forma mais comum: Alguns exemplares distanciam-se para novas regiões, e , por meio de barreiras naturais ou pela própria distância, acabam separando-se. Os exemplares mais adaptados ao novo ambiente, sobrevivem melhor e tem mais chance de reproduzir. Reproduzem e passam suas características para as próximas gerações, e assim por diante, e as características tornam-se mais exacerbadas a cada geração. Na natureza, este processo ocorre de forma bem mais lenta do que na seleção artificial, onde o homem interfere, que é o caso dos cães.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Subesp%C3%A9cie)

Sobre o conceito no mundo canino:
Todos os cães pertencem a uma única espécie e todas as suas raças hoje são subespécies/subdivisões/raças desta espécie, o cão(Canis lupus familiares).

O veterinário e entomologista do século XIX, Jean Pierre Mégnin teorizou que havia quatro tipos caninos básicos segundo sua observação de diferentes estruturas de crânio: Lupoides (tipo Spitz), Braccoides (Sabujos), Graioides (Lébrel), e Molossoides (mastins).

Como surge uma raça canina? há duas formas: 1ª forma - seleciona-se os exemplares regionais com determinadas qualidades desejadas e os cruzam, destas ninhadas selecionam os filhotes com o mesmo e/ou mais características desejadas acentuadas e os utilizam como reprodutores, e assim por diante; 2ª forma - cruza-se cães de raças diferentes, e das ninhadas escolhe-se os filhotes com as características mais desejadas e os utilizam para reprodução e busca-se uma homogeneidade. Nos dois casos, a seleção e o cruzamento consanguíneo é necessário para fixar características homogêneas e passá-las por várias gerações.

Conceito de "Raça pura":
Uma raça canina é considerada pura à partir do momento em que é oficializada em um clube cinófilo. E porquê? Porque, à partir do momento em que a raça é reconhecida, não é mais permitido a inserção de outras raças nela, ou seja, não é mais permitido nenhuma "mestiçagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas